TelComp On-line #51

Os Comitês Executivos encerram o ano com agendas importantes

Os Comitês Executivos foram criados para incentivar a participação de associadas nos debates sobre assuntos estratégicos para os negócios. Com a segmentação feita, as associadas podem escolher participar dos Comitês que considerarem mais interessantes. Os Comitês promovem discussões abertas e informais, razão pela qual não elaboramos Atas ou transcrições das discussões. Para participar envie um e-mail para
telcomp@telcomp.org.br

 

Comitê Regulatório

O ano acaba com uma agenda intensa de consultas públicas e a TelComp apresentará contribuições sobre todas elas. Os principais temas são: Revogação de Normativos “Guilhotina Regulatória”, voltada para eliminar regulamentos obsoletos; Revisão do RGC – Regulamento Geral do Consumidor; Coleta de Dados setoriais; Espectro e regulamentação para possibilitar o pelo desenvolvimento do Wi-Fi 6e.

 

Comitê de Novos Negócios

No dia 8 de dezembro passado, o Comitê de Novos Negócios promoveu uma live exclusiva para Associadas, com o Giovani Siqueira do Facebook, sobre o Telecom Infra Project – TIP. Essa é uma iniciativa global, que reúne operadoras e fabricantes, voltada para criar soluções tecnológicas para acelerar o desenvolvimento de redes, a partir do conceito de “redes abertas”. Confira no infográfico abaixo qual é a lógica do TIP.

 

Plataforma de negociação de circuitos: Estamos finalizando a configuração da plataforma eletrônica de negociação de circuitos que gerará muito valor para as associadas, facilitando transações entre o grupo TelComp.

 

Comitê Tributário

O Comitê elaborou proposta de posicionamento sobre reforma tributária que foi divulgado em várias mídias. Desta forma, estamos preparados para voltar a divulgação pública do posicionamento quando a reforma tributária voltar à pauta do Congresso. Na Agenda de eventos programamos para 21/12 às 15 horas, uma reunião com a  Equipe da Gerência de Finanças, Orçamento e Arrecadação da Anatel, para discutir aspectos técnicos e operacionais relacionados a arrecadação de tributos administrados e o cumprimento de obrigações correspondentes.  Falhas no cumprimento dessas obrigações têm originado um grande número de processos e prejuízos para as Associadas. Indique colegas e participe.

No dia 14/1 às 10 horas, teremos uma palestra da equipe da área tributária do Felsberg Advogados, que trará uma visão geral dos temas tributários importantes para as teles em 2021.

Solicite o link para participar dos eventos em telcomp@telcomp.org.br

 

Comitê de Infraestrutura

O Comitê segue muito ativo, supervisionando inúmeros projetos, e agora está trabalhando para criar um protocolo que uniformizará os procedimentos das Associadas em resposta às notificações sobre irregularidades nas redes aéreas. Essa iniciativa vai contribuir para deixar claro a postura pro ativa de associadas na regularização de redes.

A Superintendência de Regulamentação da Anatel aceitou a proposta da TelComp, sobre a regulamentação de postes, apresentada ao Comitê das PPP. A proposta segue agora para o Conselho Diretor da Anatel.  Confira no texto do Informe da Anatel (PDF) sobre a matéria.

 

A Equipe da TelComp agradece a participação de suas associadas em todos os nossos trabalhos ao longo do ano e deseja a todos Boas Festas!