Amanda Ferreira, da TelComp, integrou mesa-redonda no Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers destacando os desafios regulatórios e a importância de políticas públicas para o setor
A TelComp esteve diretamente envolvida nas discussões do Workshop Internacional de Cabos Submarinos e Data Centers, realizado no início do mês, em Brasília. Amanda Ferreira, Gerente Jurídico e Regulatório da entidade, integrou a mesa-redonda “Planejamento de redes: complexidades da conexão por cabos submarinos”, contribuindo com a perspectiva do setor sobre os desafios e oportunidades que envolvem essa infraestrutura essencial para o futuro da conectividade no país.
A discussão abordou os desafios técnicos, econômicos e geopolíticos relacionados ao planejamento e à implantação de cabos submarinos no Brasil, infraestrutura essencial para garantir conectividade de alta capacidade e impulsionar a economia digital no país. Entre os temas debatidos estiveram a coordenação regulatória, interconexão, planejamento de capacidade, segurança jurídica e a necessidade de investimentos de longo prazo nesse segmento estratégico.
A mesa teve moderação de Juliano Stanzani, Diretor de Política Setorial do Ministério das Comunicações (MCom/SETEL), e contou com a participação de Luis Guillermo Alarcón, Especialista Líder em Telecomunicações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Ana Luiza Valadares, Diretora de Políticas Públicas da Meta América Latina; e Adriano Caldevilla, CTO da Angola Cables.
Promovido pelo Ministério das Comunicações, o workshop reuniu representantes do governo brasileiro, da iniciativa privada e de organismos internacionais com o objetivo de debater diretrizes nacionais para a expansão de redes e data centers no País. O evento aconteceu em formato híbrido no auditório do MCom. A abertura oficial contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; do presidente da Anatel, Carlos Baigorri; da secretária-executiva do MCom, Sonia Faustino; e do secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius.
A TelComp reforça a importância de iniciativas como essa para ampliar o diálogo entre os diversos agentes do setor e contribuir com a formulação de políticas públicas que promovam a conectividade, a inclusão digital e o desenvolvimento sustentável do ecossistema de telecomunicações no Brasil.