Entidade plural, representando os interesses de operadoras de telefonia fixa e móvel; banda larga e acesso à internet; TV por assinatura; data centers e serviços corporativos.

Fundada em janeiro de 2000, a TelComp – organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, – representa mais de 70 empresas de telecomunicações e atua para promover a competição como alavanca para o desenvolvimento do setor.

Sua reputação institucional é fundamentada por posicionamentos proativos e coerência na defesa de teses importantes para a economia digital.

Com legitimidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal é interlocutora no setor, representando suas Associadas perante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com especial atenção para os Ministérios, Congresso, Governos Estaduais e Municipais, Anatel, Tribunais de Contas e CADE.

Atua de acordo com a sua missão e princípios que objetivam fortalecer a competição isonômica, para promover o desenvolvimento digital da sociedade e assegurar opções inovadoras para a população brasileira e seus negócios.

Missão

Fomentar, em âmbito nacional, boas práticas para um ambiente competitivo no ecossistema de conectividade, em prol dos interesses das associadas.

Princípios e Norteadores

1. Estimular o desenvolvimento de um ambiente de negócios e regulamentação favorável à competição.

2. Contribuir para o diálogo setorial com subsídios técnicos de alto nível.

3. Fomentar a cooperação entre as associadas visando o desenvolvimento de negócios.

4. Apoiar o modelo de agências reguladoras – e da Anatel em especial – como instrumento de Estado para a implantação de políticas públicas eficazes para o desenvolvimento a longo prazo.

5. Fomentar o empreendedorismo para desenvolver múltiplos prestadores de serviços, com os mais diversos perfis e base tecnológica.

6. Apoiar os princípios de responsabilidade ética, social e práticas sustentáveis de negócios.

7. Atuar na redução da carga tributária e custos regulatórios.

8. Atuar no estabelecimento de políticas públicas coordenadas para o desenvolvimento setorial e da sociedade.

9. Garantir o acesso isonômico a espaços públicos para a instalação de infraestrutura, coordenando projetos e iniciativas de compartilhamento de recursos, evitando práticas de fechamento de mercado e contribuindo para racionalizar investimentos na modernização de redes.