TelComp fortalece sua atuação em 2023 como Associação referência no setor de telecomunicações

Elencamos algumas das atividades realizadas durante todo o ano de 2023 para nossas Associadas e demais públicos do setor.

Cursos

A TelComp abriu o ano investindo em capacitação para manter as Associadas atualizadas sobre as melhores práticas relacionadas à regulamentação do setor, área da saúde, da segurança e da tributação. Em janeiro de 2023, a Associação criou a primeira turma do curso de “Noções Básicas de Regulamentação de Telecomunicações no Brasil”. Na sequência, foram ministrados os cursos de “Introdução à Tributação Indireta no Setor de Telecomunicações” e de “Segurança do Trabalho em Infraestrutura de Telecomunicações”.

MWC Barcelona 2023

De 27 de fevereiro a 2 de março, a TelComp integrou a comitiva brasileira que esteve presente no Mobile World Congress (MWC) — o maior evento de tecnologia móvel do mundo —, em Barcelona (Espanha), realizado anualmente.

A comitiva contou com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que liderou as discussões do grupo; de Carlos Baigorri, Presidente da Anatel, acompanhado por Conselheiros da Agência; além de organizações do setor, Senadores e Deputados. 

Obras da TelComp em 2023: enterramento da fiação aérea

O ano da TelComp também foi produtivo em relação às obras para o enterramento das redes de fiação aérea. Foram mais de 17 quilômetros de obras em São Paulo, Campinas e Barueri, com a participação de até 26 empresas. Um trabalho realizado respeitando os diferentes protocolos e meio urbano.

Em São Paulo, coordenamos a migração de 6.300 metros de redes na Alameda Santos (obra finalizada e migrações em andamento), 2.500 metros da Avenida Santo Amaro (obras em execução) e 4.600 metros do BRT Imirim (obras em execução). Em Barueri (migrações parciais de redes e obras em andamento), foram 3.164 metros e, em Campinas (revitalização da Avenida Campos Sales – obra finalizada e migrações em andamento),1.100 metros de redes.

FUST

Em maio, a TelComp foi indicada para ocupar uma vaga como membro titular do Comitê Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), representando as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs). 

O Presidente do Conselho da TelComp e CEO do Grupo DATORA, Tomas Fuchs, assumiu como membro titular do Comitê e o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva, como seu suplente 

III Simpósio TelComp 2023

Em junho, nos dias 20 e 21, a TelComp promoveu intensos debates sobre o setor de telecomunicações, durante o III Simpósio TelComp, em Brasília. Convidados do Executivo, Legislativo, Judiciário, Agências Reguladoras, Academia e Empresários debateram temas como: PGMC, Reforma Tributária, infraestrutura, Ecossistema Digital, Regulação dos SVA, mercado de cibersegurança, FUST, entre outros. O encontro reforçou o posicionamento da TelComp junto ao Congresso, Poder Executivo e reguladores, além de engajar suas Associadas.

Reforma Tributária

Durante este ano, a TelComp esteve ainda mais empenhada em dialogar com Deputados Federais e Senadores sobre a necessidade da inclusão dos Serviços de Telecomunicações no rol dos setores contemplados pelo regime diferenciado de tributação, presente no texto da Reforma Tributária. O Presidente Executivo, Luiz Henrique Barbosa da Silva, e a Gerente de Regulatório e Jurídico, Amanda Ferreira, estiveram no Congresso Nacional em diversas oportunidades participando de encontros com vários parlamentares para tratar do assunto. Para buscar algum reconhecimento e benefício para o setor, a Associação também participou de rodadas de discussão, alinhamento e reuniões no Congresso ao lado de outras entidades. 

Segurança para todos

Um dos grandes desafios da universalização da conectividade é garantir a segurança de dados de empresas e clientes. A TelComp e suas Associadas estão presentes e atuantes em diferentes ações promovidas pela Anatel e Ministério das Comunicações para, a partir de um ambiente colaborativo, pensarem em soluções e ações que tornem o ambiente digital mais seguro e confiável. Para isso, a Associação participa ativamente dos debates sobre a implementação do Stir Shaken, é membro do GT Ciber, acompanha e orienta suas Associadas na implementação de medidas antifraude indicadas pela Anatel, participa de debates como o Workshop de Segurança Cibernética e Combate à Fraude no Ecossistema Digital e marca presença no Exercício Guardião Cibernético (EGC 5.0), maior simulação de crises envolvendo infraestruturas críticas de todo o Hemisfério Sul.

 

Agendas da Anatel

A TelComp vem se consolidando como uma das associações mais atuantes e influentes dentro do setor de telecomunicações. Isso se dá especificamente pela seriedade e cuidado que tem em atuar com base em parâmetros técnicos de alta qualidade. O reflexo dessa atuação pode ser observado na presença da TelComp em eventos importantes promovidos pela Anatel como: o “Dia Nacional da Inclusão Digital: Panorama e Desafios”; o workshop “Regulação & Segurança Cibernética no Setor de Telecomunicações”; o seminário “Desafios do Ecossistema Digital: Redes, Plataformas e Novos Serviços”; e o seminário “Desafios para a Expansão Sustentável das Redes Comunitárias no Brasil”. 

Além disso, a TelComp atuou fortemente no caso da usina de dessalinização projetada pelo governo cearense para ser instalada na Praia do Futuro, em Fortaleza. A capital é um dos principais pontos de interconexão mundial desta infraestrutura e tem importância crítica não só para as telecomunicações brasileiras, como também para toda a América do Sul e África. A TelComp organizou, em parceria com a Anatel, o seminário “Conexões políticas: a importância dos cabos submarinos”, com a presença do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho; os Deputados Federais Danilo Forte e André Figueiredo; o Deputado Estadual Sargento Rosinauro; o Presidente da Câmara de Fortaleza, Vereador Gardel Rolim; representantes da SPU; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência; da Marinha/Capitania dos Portos; dentre outras autoridades, servidores públicos e empresários do setor.